Crime: Farra do boi

///

Infelizmente já foram noticiadas várias farras do boi no estado de SC desde o início da Quaresma. Lamentamos tanto esse retrocesso, esta violência, que tortura os animais de forma brutal, desnecessária e assusta toda a população.
Os farristas exigem “respeito” a sua “tradição” mas não respeitam a grande maioria da população, que deseja apenas a paz…gritaria, bebedeira, barulho, até tiros e rojões..
Confira abaixo resumo do que é, como proceder em caso de presenciar essa barbárie e como se manifestar contra:
A Farra do Boi é uma das manifestações mais polêmicas não só em Florianópolis, mas em todo o litoral de Santa Catarina. A prática acontece com mais intensidade durante a Quaresma. O boi, posto em “liberdade”, é perseguido nas ruas, mato, mangueirões ou nas praias, até esgotarem suas forças (podendo ser morto ou não no final da festa). A prática da Farra do Boi é considerada crime em todo o país desde fevereiro de 1998, como está transcrito abaixo:

Lei Federal nº 9.605, de 12 de Fevereiro de 1998 : Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Capítulo V – Dos Crimes Contra o Meio Ambiente

Seção I – Dos Crimes Contra a Fauna

Art. 32: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exótico.

Pena: Detenção, de três meses a um ano, e multa.

= O Que Fazer (DENUNCIE) ======================
Você tomou conhecimento de que está sendo ou será realizado uma farra do boi em sua cidade ou próximo à sua residência:

Não participe desta barbárie;

Conscientize as pessoas a não participarem;

Imprima panfletos educacionais e distribua o máximo que puder: Clique Aqui;

Denuncie, chame a polícia e faça um TC (cite o Art. 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98);

Fotografe e/ou filme os animais e as pessoas antes, durante e depois da farra – provas e documentos são fundamentais para combater transgressões.

Se você mora em Santa Catarina:
Em Santa Catarina a farra do boi é proibida (Recurso Extraordinário número 153.531-8/SC; RT 753/101). Denuncie para o Disque-Denúncia (0800-481717)

Escreva para as autoridades uma mensagem de repúdio à Farra do Boi em Santa Catarina. Se for o caso, informe ainda que deixará de viajar para o Estado por reconhecer que a Farra do Boi não está sendo combatida com rigor.

Contatos:
Jornal “A Notícia”: [email protected]
Diário Catarinense: [email protected]
Prefeitura de Florianópolis: www.pmf.sc.gov.br/anexos/contato.htm
Secretaria de Turismo de Florianópolis: www.pmf.sc.gov.br/turismo/contato.htm
Ouvidoria do Governo do Estado de Santa Catarina: www.ouvidoria.sc.gov.br/enviar.php

Fonte: Diga NÃO à Farra do Boi (Facebook)

//