Saúde pet: Sarna de ouvido

Sarna de ouvido

Como nos outros tipos de sarna, os ácaros que causam a sarna de ouvido (otodécica) vivem na verdade na pele de cães e gatos Mas quando a imunidade do animal é afetada, a reprodução dos ácaros sai do controle e o corpo não consegue mais lidar com eles. Eles então migram para os ouvidos, onde prosperam em meio à cera e à oleosidade do ambiente. O nome científico dos ácaros, minúsculos parasitas artrópodes, é Otodectes cynoti.

Infestação

O ciclo de vida destes seres é muito rápido, entre três a quatro semanas, e seus ovos eclodem apenas de três a quatro horas após serem postos. Ou seja, quando migram para o canal auditivo, a infestação é bastante eficiente e progride rapidamente. Além disso, essa sarna é bastante contagiosa e pode ser transmitida também entre cães e gatos, mas não para humanos. Em lares com mais de um animal, ao descobrir que um deles tem a sarna, fique de olho nos ouvidos do resto da turma. Como sempre, higiene é fundamental e ajuda a combater a transmissão e a infestação, lavar roupas de cama dos animais com água quente é sempre recomendado no caso de sarnas.

Sintomas

Geralmente começam em comportamentos, como coçar excessivamente os ouvidos ou balançar a cabeça. A coceira pode ser tão intensa que alguns cães provocam um rompimento dos vasos sanguíneos das orelhas, o que causa inchaço que pode ter que ser resolvido até com cirurgia. Outros sintomas derivam do excesso de coceira, como machucados e irritações na pele, o que propicia o surgimento de outras infecções. Basta olhar dentro das orelhas para perceber uma cera marrom, bastante escura e parece sujeira. Já no canal auditivo esta pasta parecerá com borra de café. É possível até mesmo ver os ácaros passeando a olho nu no meio desta pasta suja, ao tirá-la com gaze, algodão ou um tecido claro.

Diagnóstico

Infestações por leveduras ou bactérias podem ser confundidas com sarna otodécica, por isso é muito importante que o diagnóstico seja feito por um médico veterinário. Não é incomum que o animal esteja com mais de uma doença ao mesmo tempo e cada uma precisará de um tipo de remédio. Sempre que levar seu pet ao veterinário, peça que seus ouvidos sejam examinados minuciosamente.

Prevenção

Manter a imunidade alta através de uma boa alimentação, exercícios físicos, distrações e rotina saudável ajuda a manter os ácaros sob controle e longe dos ouvidos. Cães e gatos com boa imunidade são menos propensos até mesmo a infestações de pulgas e carrapatos. Limpar os ouvidos regularmente com produtos veterinários específicos ou com gaze embebida em vinagre de maçã filtrado, secando-os bem depois, também previne.

Tratamento

Já o tratamento deverá ser decidido pelo médico veterinário e incluirá limpeza e administração de remédios, que podem ser orais ou tópicos. Existem comprimidos de ivermectina, muito prescritos para tratar cães (nunca gatos), mas não devem ser usados sem critério, fora da dosagem correta ou com frequência, pois a substância é bastante tóxica e pode sobrecarregar o fígado.

Fonte: Notícias do Dia Online, disponível em: http://ndonline.com.br/florianopolis/colunas/mae-de-cachorro/144813-sarna-de-ouvido-como-reconhecer-prevenir-e-tratar.html