Anticoncepcionais: Porque nunca usar

/////
Ainda hoje muitas pessoas tem dúvidas sobre o uso de anticoncepcionais orais e injetáveis para prevenir ninhadas indesejadas. E acabam escolhendo estes métodos por serem mais baratos ou por serem mais “fáceis” do que uma cirurgia de castração.
É um grande e irreparável erro utilizar estes meios para bloquear o cio em cadelas e gatas.
O princípio ativo dos medicamentos anticoncepcionais é o Acetado de medroxiprogesterona. Seu objetivo é suprimir o cio como um todo, desde a aceitação e desejo sexual, como o sangramento da cadela. O remédio realmente consegue isso, mas traz efeitos colaterais graves. O hormônio aumenta a formação de tumores de mama, o risco de infecção uterina e possui um tempo certo para ser aplicado, o que complica muito o uso do medicamento.
Muitos resgates realizados pela Viva Bicho são casos extremos de gatas ou cadelas com tumores de mama, infecções ou filhotes mortos dentro do útero. Portanto, vivemos em nosso cotidiano os efeitos colaterais desta prática.
O melhor e mais eficaz método contraceptivo para os pets é a CASTRAÇÃO! A partir do momento que a família opta pela adoção de um animalzinho deve estar consciente de que o meio para evitar ninhadas, abandonos e mais sofrimento no futuro é de sua responsabilidade e faz parte do pacote de oferecer uma vida saudável e feliz para cães e gatos, machos ou fêmeas.
Ainda tem dúvidas? Consulte um médico veterinário de confiança.

Ong Viva Bicho

Balneário Camboriú/SC

//