Voluntários e Ongs…

Pergunta: Para que existe ong se não podem ajudar os animais??
(Resposta a esta pergunta feita com frequencia às Ongs de Proteção Animal)
Resposta: Ong não é órgão público custeado pelos impostos dos contribuintes. E gente comum  quem nem você. Não tem ajuda do poder público e nem de outros segmentos da sociedade.
Tampouco de pessoas cuja caridade e compaixão com os animais vai só até o telefone mais próximo ou ao teclado do computador e que entendem que a responsabilidade por socorrer uma vida em dificuldade é sempre dos outros.

São pessoas sensíveis que abdicam de seus afazeres e projetos pessoais e doam seu tempo, recursos e mão de obra para tentar minimizar o sofrimento de outros seres, sejam humanos ou animais, mas certamente não podem fazer tudo,  resolver todos os problemas criados pela irresponsabilidade da sociedade e estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

E que sempre quando lembradas, é por alguém lhes trazendo problemas e jamais para oferecer ajuda.
Eu jamais  soube de algum  grupo ou voluntário independente que entre outras missões se dedica a  minimizar o sofrimento dos animais, que tenha recebido um telefonema ou e-mail de alguém tipo:
“Olá, como vcs sobrevivem? Estão precisando de alguma coisa? Vou doar 1 vidrinho de Mercúrio que pode ajudar a curar algum animal”.
Você alguma vez lembrou das ongs quando não tinha problema?
Halem Guerra Nery
Instituto AmbientaL Ecosul
Membro do GEDDA-Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do MPSC
Florianópolis/SC