UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI

Acadêmicas: Bruna Cortez, Fabiana Madalozzo, Poliana Montibeller.

Disciplina: Assessoria de Comunicação

Período: 6º

ONG Viva Bicho necessita de voluntários 

O trabalho voluntário com animais em Ongs ou instituições é uma forma de ir além e ajudar os animais que não possuem lar. Desde 2003, Balneário Camboriú conta com a Ong Viva Bicho que foi fundada, por pessoas que buscam defender e cuidar da vida animal. A Ong trabalha com cães e gatos abandonados e campanhas de conscientização.

Atualmente a Ong vem enfrentando o problema da falta de voluntários, o que está afetando o andamento e resultados dos trabalhos. Maria Rejane Medaglia, presidente da Ong desde 2007, afirma que a falta de voluntários, deixa o trabalho mais lento e difícil.

Hoje são mais de 700 animais e pequenos detalhes como alimentação, banho, limpeza de canis, tratamento com remédios assim como o carinho que necessitam, podem ser feitos por qualquer um que possua vontade e afeto. De acordo com a Ong,  “Tornar-se voluntário significa atender a uma vontade que se transforma em um ideal. Ser voluntário é conseqüência da tomada de consciência de que podemos tornar o mundo um lugar melhor para se viver”.

Toda Organização não governamental para conseguir um resultado positivo em suas ações depende do trabalho voluntario de pessoas que lutam e acreditam na causa. Cada semana que passa mais animais são resgatados e levados para a Ong, a carência de voluntários e adoções afeta no processo de recuperação dos animais que são frutos de maus tratos e abandono para que fiquem em condições de serem adotados.

Lilian Damo, acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda da Univali, trabalha como voluntaria na Viva Bicho há mais de um ano. Seu primeiro contato com a Ong foi através de um trabalho da faculdade e desde então, sempre que pode colabora com as atividades propostas pelo abrigo. “É uma experiência que só quem entra em contato e convive com aqueles bichinhos entende. É uma terapia, um lazer. Ajudar a Ong é tornar o meu dia-a-dia um pouco mais feliz . Cada olhar, cada lambida é muito mais do que um sinal de recompensa, é uma demonstração sincera de afeto e carinho que falta muitas vezes pela parte dos seres humanos.” – relata Lílian.

A Ong recebe voluntários todos os dias, exceto aos domingo. Para  colaborar, visite diretamente o abrigo que fica na Rua José Alves Cabral, s/n – Balneário Camboriú / Camboriú, ou pelo contato 47 3263 1020.

Acadêmicas:
Fabiana Madalozzo

Bruna Cortez

Poliana

Esta entrada foi publicada sexta-feira, junho 29th, 2012 às 10:57 dentro de Como Ajudar, Notícias, Voluntários. RSS 2.0 Both comments and pings are currently closed.