Brasil vai abrigar 1º santuário para elefantes da América Latina

Home / Atualidades / Brasil vai abrigar 1º santuário para elefantes da América Latina

Uma antiga fazenda de gado de mil hectares na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, vai abrigar o primeiro santuário de elefantes da América Latina. A propriedade fica a cerca de 40 km do parque nacional.

A área cercada equivale a mil campos de futebol e acolherá animais provenientes de circos e zoológicos do Brasil e de outros países. O projeto prevê ainda a construção de um galpão para servir de centro veterinário.

A construção do lar para os elefantes está sendo feita pela ONG Santuário de Elefantes Brasil, que pede ajuda de internautas para arrecadar R$ 300 mil para concluir o projeto.

“A troco de algumas risadas e sorrisos, elefantes em cativeiro têm sua saúde e felicidade sacrificadas. Milhares desses animais extremamente inteligentes e sociáveis pagam um preço alto demais, vivendo uma vida sem nenhuma semelhança com as vidas que teriam na natureza”, diz o texto no site de financiamento coletivo. Colabore aqui.

As obras para preparar o local já começaram, mas ainda faltam licenças ambientais para que o espaço de fato possa acolher os elefantes. Assim que estiver pronto, a ideia é deixar os animais soltos e criar um sistema de monitoramento eletrônico para acompanhá-los em tempo real.

Segundo o jornal “Correio Braziliense“, atualmente, no Brasil, a exibição de animais em circos é proibida em 11 estados e 50 cidades. Já na América Latina, ela é vetada em seis países: El Salvador, Equador, Paraguai, Bolívia e Argentina.

Fonte: Catraca Livre, disponível em: https://catracalivre.com.br/geral/mundo-animal/indicacao/brasil-vai-abrigar-o-primeiro-santuario-de-elefantes-da-america-latina/

Nota: milhares de animais são vitimas de exploração para entretenimento. Os métodos de retirada da natureza e treinamento são cruéis. Além dos circos, também há um mercado terrível de passeios e “selfies” com animais…todos sem exceção, são vitimas de exploração.

Não colabore com estas práticas tão terríveis, boicote empresas que exploram animais para entretenimento!