O drama se aproxima. Animais nas férias..Abandono!

As estatísticas comprovam o que os protetores já conhecem – o aumenta do abandono durante as férias

Por VANESSA GONZALEZ

Nem o espírito natalino é capaz de camuflar a pior época para a proteção animal. Passam os anos, mudam os focinhos, mas o drama é sempre o mesmo. São milhares de cães e gatos que “ganham de presente” o abandono e a negligência de seus tutores durante as festas e as férias de início de ano.

Os números são assustadores. Um levantamento feito pela ARCA Brasil- Associação Humanitária de Proteção e Bem Estar Animal apontou um crescimento de 70% nos emails e telefonemas relacionados ao abandono de animais entre os meses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011, em comparação a outros meses deste ano.

O Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ-SP) também sente as consequências dessa época do ano. “Em novembro e dezembro sempre cresce o número de abandonos e devoluções dos animais adotados”, afirma a responsável pela área de adoção do CCZ, Simone Grigalevicius.

Nada justifica o abandonocrime previsto em lei, afinal, o tutor responsável deve planejar e incluir o animal em todos os momentos de sua vida. Se você não pode arcar com essa responsabilidade, não está apto a ter um animal.

Opções para todos os bolsos

Alegar falta de informação, de dinheiro ou de tempo não é mais desculpa. Hoje em dia quem procura encontra muitas opções para hospedar o animal com segurança. São hotéis, serviços personalizados e até vizinhos e amigos que se dispõem a cuidar dos peludos.

Antes de escolher, vale a pena conhecer o lugar, levar o animal e até propor um teste. Nessa hora deixe a preguiça de lado, pesquise e seja criterioso.

Avalie o que for melhor para o seu cão e garanta a tranqüilidade da família inteira. Não deixe para última hora.

Atenção: não deixe de identificar o seu animal com um microchip e o RGA. Essa atitude será essencial para encontrá-lo em caso de perda ou fuga.